1. FutInter

Inter: Retomada e Fair Play Financeiro em Debate

Por Redação FutInter em 17/09/2024 00:52

Retomada do Inter após Enchentes: Desafios e Superação

A temporada do Internacional foi marcada por um desafio inesperado: as enchentes que atingiram Porto Alegre em junho. O clube, que teve seu centro de treinamento e o estádio Beira-Rio inundados, precisou se reerguer e buscar alternativas para retomar suas atividades.

Em entrevista ao programa "Boleiragem", Alessandro Barcellos, presidente do Inter, abordou os impactos da tragédia e a resiliência do clube. "Aqui onde nós estamos a água esteve a mais de dois metros de altura, o primeiro piso todo do estádio ficou comprometido. Aqui estão subestações elétricas e partes importantes do estádio que foram reconstruídas", explicou Barcellos, relembrando a gravidade da situação.

O presidente colorado destacou os esforços para superar as dificuldades: "É um momento importante de retomada em todos os sentidos, dentro e fora de campo. Nós ficamos dois, três meses sem poder jogar no Beira-Rio, depois sem poder treinar no nosso CT. Fomos para Alvorada, uma cidade aqui no entorno de Porto Alegre onde é o CT da base. Não são as mesmas condições do CT profissional, mas tivemos ali um trabalho de união, de dedicação de todos para superar esse momento e também de todos os funcionários e colaboradores que ajudaram a recuperar o Beira-Rio, eu diria, em tempo recorde."

Barcellos reconheceu que a situação impactou o planejamento da temporada, mas ressaltou a importância da união e da reorganização do departamento de futebol. "O nosso CT ficou 100% dentro da água, porque fica na beira do rio. Recuperamos tudo isso, estamos retomando fora de campo. Óbvio que isso gera consequências do ponto de vista do trabalho que estava sendo feito para o ano, nos atrasou com relação ao que pensamos no início do ano. Mas felizmente, com a chegada da nova comissão técnica, com a reorganização do departamento de futebol, estamos retomando isso. Ainda tem muito pela frente, mas o trabalho é um trabalho de todos", completou.

Fair Play Financeiro: Uma Necessidade para o Futebol Brasileiro

O debate sobre o Fair Play Financeiro no futebol brasileiro também esteve presente na entrevista. Barcellos defendeu a importância da implementação de regras nesse sentido, considerando-o um passo fundamental para a evolução do esporte no país.

"Esse é um assunto fundamental no momento que a gente evolui no futebol brasileiro e começa a falar de uma possível formação de uma liga, que a gente tenha essa pauta colocada. E não uma pauta para ficar procurando culpados, mas para melhorar o produto futebol brasileiro e dar mais competitividade. Isso significa responsabilidade com as finanças, capacidade de investimento adequada e significa buscar um equilíbrio maior, não o contrário", afirmou o presidente do Inter.

Barcellos destacou a necessidade de uma abordagem específica para a realidade brasileira, considerando as diferentes realidades dos clubes: "O Brasil tem uma experiência recente, fizemos há três ou quatro anos atrás um trabalho dentro da CBF onde se buscou construir um Fair Play Financeiro com a cara do Brasil, ou seja, com as diferenças que já existem no futebol brasileiro para que se tivesse um período de transição para chegar nisso. Isso não foi colocado em prática. Nós estamos retomando isso na Comissão Nacional de Clube, que o Inter faz parte, para que a gente possa fazer um debate e efetivamente começar a implantar medidas. Porque tem que tratar diferente os diferentes. Tem muitos clubes emergentes, existem SAF's entrando no futebol. Vou dar um exemplo particular: nós viemos de três superávits seguidos aqui no clube. Esse ano, com o advento da enchente, nós vamos ter dificuldade. Isso precisa ser considerado num contexto de Brasil, mas isso dentro de uma regra clara que fique transparente entre os clubes e dê segurança para quem quer investir no Brasil e no futebol brasileiro", concluiu.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos