- FutInter
- Do Beira-Rio à Bom Jesus: A trajetória de Gabriel Carvalho, a joia do Inter
Do Beira-Rio à Bom Jesus: A trajetória de Gabriel Carvalho, a joia do Inter
Por Redação FutInter em 18/10/2024 17:13
A ascensão meteórica de uma joia colorada
No dia 16 de junho de 2023, um jovem de 16 anos chamado Gabriel Carvalho fez história ao estrear pelo Internacional no Barradão, em Salvador. A partida contra o Vitória, que terminou em derrota por 2 a 1 para o Inter, marcou o início de uma trajetória que promete ser brilhante.
Em apenas 11 minutos em campo, Gabriel Carvalho já demonstrava o talento que o consagrou como uma das principais joias do futebol brasileiro. Com uma assistência para Wesley, o meia-atacante, quebrou o recorde de Alexandre Pato como o jogador mais jovem a atuar pelo time profissional do Inter neste século.
A história de Gabriel, no entanto, vai muito além dos gramados do Beira-Rio. Ela se entrelaça com a vida simples, humilde e cheia de sonhos da comunidade da Bom Jesus, na zona leste de Porto Alegre, onde o jogador nasceu e cresceu.
Do "Campo do Panamá" ao Beira-Rio: Uma história de superação e talento
Gabriel Carvalho é filho de Vladimir e Suzana, o 10º de 12 irmãos (além de dois adotivos). Nascido um ano e um dia após a conquista da primeira Libertadores pelo Inter, ele aprendeu a amar o futebol nas ruas estreitas da Bom Jesus e no "Campo do Panamá", um reduto tradicional de partidas de várzea na capital gaúcha.
Foi nesse campo de areia, incrustado no meio da vila, que o talento de Gabriel começou a se destacar. Aos 9 anos, ele já defendia as categorias de base do Inter, e aos 16, estreava no profissional, realizando o sonho que carregava desde criança.
A bola sempre foi a companheira inseparável de Gabriel . Desde pequeno, ele adorava chutar garrafas PET dentro de casa. Apesar de ser considerado tímido, o futebol era a chave para arrancar um sorriso do menino.
A família de Gabriel sempre o apoiou. Suzana, sua mãe, conta que ele era um menino retraído, mas bastava um convite para jogar futebol para que sua expressão mudasse completamente.
"Sempre foi tímido, brincalhão com os irmãos dentro de casa. Quando envolvia futebol, era possível arrancar o sorriso dele. Fora disso aí não tinha", lembra a mãe.
A profecia de Márcio Soares e a ascensão de Gabriel Carvalho
Márcio Soares, um dos primeiros a reconhecer o talento de Gabriel , conta que, aos 7 anos, o menino já chamava atenção pela destreza com que driblava tudo que via pela frente, incluindo cachorros e até motos que desciam a ladeira da Rua Pio X.
"Fizemos um teste com ele. O levamos ao Panamá e depois para jogar lá com o Mano Ajax da Cruzeiro, que também viu a diferença. Falei com a família dele e disse que seria profissional", relembra Márcio.
A profecia de Márcio se concretizou nove anos depois, quando Gabriel Carvalho , então com 16 anos, estreou pelo Inter. A jornada do jovem talento, que começou nas ruas da Bom Jesus, parecia ter apenas um destino: o sucesso no futebol profissional.
O orgulho da família e a esperança de um futuro melhor
A chance no Inter significou a esperança de um futuro melhor para a família de Gabriel . Ele foi criado em uma casa em um beco na Bom Jesus, com apenas dois quartos para os 14 irmãos. Dormia em um beliche com o irmão Gustavo.
Hoje, o meia, os pais e o irmão Eduardo se mudaram para um condomínio no Jardim Itu-Sabará, mas as lembranças da casa na Bom Jesus permanecem vivas. "Tinha um beliche que ele dormia embaixo e o Gustavo na parte de cima. Outro dormia conosco ali do nosso ladinho, lembra Suzana, a mãe de Gabriel .
A casa ainda pertence à família e está sob os cuidados de Andressa, uma das irmãs do jogador. Suzana, que nasceu ali, na casa da avó, volta lá com frequência e se emociona com as memórias da família. Na cozinha, perto do fogão, Gabriel Carvalho passou momentos inesquecíveis.
"Ele gostava do bifezinho de frango, uma batatinha, que era comida rápida, arrozinho e uma saladinha. Hoje ele escolhe, tem dia que quer isso, quer aquilo, mas às vezes vai também para a cozinha. Gabriel adora fazer estrogonofe", conta a mãe.
O talento reconhecido por todos: Gabriel Carvalho, a joia do Inter
O talento de Gabriel Carvalho não passa despercebido. Além de Roger Machado, técnico do Inter, que elogia o jogador em todas as entrevistas, os companheiros de equipe também reconhecem a qualidade do jovem.
Nos bastidores, Gabriel é chamado carinhosamente de "Gabrielzinho". A qualidade do jogador encanta quem está no dia a dia, até mesmo aqueles que já dividiram espaço com jogadores de renome mundial.
Em entrevista recente ao jornal The Guardian, da Inglaterra, para uma lista dos jovens sub-17 mais talentosos do mundo, Fernando, ex-companheiro de Gabriel no Inter, comparou o jovem ao belga Kevin de Bruyne.
"Ele me lembra muito Kevin de Bruyne em termos de sua capacidade de entender o jogo, de usar os dois pés e a maneira como ele faz gols. Quando cheguei ao Inter, o Coudet me disse que Gabriel era puro talento. Ele estava certo", afirmou o volante.
O futuro de Gabriel Carvalho: Uma promessa que brilha no Beira-Rio
Com o apoio da família, a admiração dos companheiros e a confiança do técnico, Gabriel Carvalho se prepara para o futuro. Aos 17 anos, ele já é uma das grandes promessas do futebol brasileiro, com um talento inegável e uma história inspiradora que começou nas ruas da Bom Jesus.
Quando entrar em campo no Beira-Rio na tarde de sábado para disputar o Gre-Nal 443, Gabriel Carvalho carregará na chuteira, na mente e no coração a Bom Jesus.
Não só pelo irmão Eduardo, o Dudu, e Davi, o sobrinho, que costumam entrar de mãos dadas com ele na saída do túnel para o gramado, mas também pelo orgulho de familiares e antigos vizinhos que acompanham com admiração a trajetória do jogador.
Gabriel Carvalho , a joia do Inter, é a prova de que o talento não tem limites. A história do menino que saiu das ruas da Bom Jesus para brilhar no Beira-Rio é um exemplo de superação e de fé no poder do sonho.
Gabriel Carvalho com a taça antes de brilhar no Inter ? Foto: Arquivo pessoal pic.twitter.com/o3a4P6g9iY
— ge (@geglobo) June 23, 2023
Gabriel Carvalho , com a taça antes de brilhar no Inter ? Foto: Arquivo pessoal
Gabriel Carvalho com os amigos no campo do Panamá ? Foto: Arquivo pessoal pic.twitter.com/kG827f826z
— ge (@geglobo) June 23, 2023
Gabriel Carvalho com os amigos no campo do Panamá ? Foto: Arquivo pessoal
Pais de Gabriel Carvalho vibram com ascensão do garoto ? Foto: Tomás Hammes pic.twitter.com/uY9r683m2c
— ge (@geglobo) June 23, 2023
Pais de Gabriel Carvalho vibram com ascensão do garoto ? Foto: Tomás Hammes
Família de Gabriel Carvalho carrega o orgulho pelo meia do Inter ? Foto: Tomás Hammes pic.twitter.com/uY9r683m2c
— ge (@geglobo) June 23, 2023
Família de Gabriel Carvalho carrega o orgulho pelo meia do Inter ? Foto: Tomás Hammes
Família de Gabriel Carvalho na casa em que o meia do Inter foi criado ? Foto: Tomás Hammes pic.twitter.com/uY9r683m2c
— ge (@geglobo) June 23, 2023
Família de Gabriel Carvalho na casa em que o meia do Inter foi criado ? Foto: Tomás Hammes
Gabriel Carvalho entra no Beira-Rio com o irmão Eduardo e o sobrinho Davi ? Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional pic.twitter.com/g1Y14Q3W4Y
— ge (@geglobo) June 23, 2023
Gabriel Carvalho entra no Beira-Rio com o irmão Eduardo e o sobrinho Davi ? Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros